Por Onde Começar a Ler a Bíblia?
14/04/2022 01:43 em Ministração

 

Em geral, sabemos que ler a Bíblia é fundamental para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre as obras de Cristo, e também ter uma intimidade mais íntima com o Criador. No entanto, apesar das mudanças que a bíblia vem tendo nos últimos tempos — em busca de uma tradução mais legível — alguns livros podem acabar se tornando mais complexos e com difícil interpretação.

Dessa forma, é necessário saber por onde começar a ler a bíblia, uma vez que as histórias complementam contextos de outros livros, por vezes não seguindo uma linha cronológica ideal.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba por onde começar a ler a bíblia.

 

Para quem está tendo o primeiro contato com a bíblia

 

Antes de tudo, se você for iniciante na leitura bíblia, uma excelente maneira de começar seria pelos famosos evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Começando por qualquer um desses livros, você entenderá um pouco sobre a história e a personalidade de Cristo, bem como os contextos bíblicos que giram em torno da biografia dele.

Depois da leitura dos evangelhos, você pode partir para o livro de Atos dos Apóstolos, onde conta a história de como a igreja foi fundada, bem depois da ressurreição de Jesus. Agora, caso você queira se aprofundar ainda mais na vida cristã, confira Romanos e 2 Tessalonicenses.

Depois disso, leia 1 João para compreender a salvação. Com base nesses livros, você terá uma visão geral do que a bíblia representa, e poderá ler outros livros com o entendimento ainda maior dos contextos referidos.

 

Para quem já tem contato com a bíblia

 

Se você já estudou pequenos livros isolados da bíblia, mas pretende ter um norte para começar a ler a bíblia inteira, pode ser interessante começar pelo Antigo Testamento, uma vez que você já tem uma base sobre as histórias do novo testamento. Sendo assim, comece lendo de Gênesis a Ester. Ao longo da leitura desses livros, é possível entender a criação do mundo e como Deus agiu ao longo da História.

Sem contar que no decorrer dessa leitura, você entenderá sobre os contextos que envolvem o povo de Israel, e sua importância para os planos de Deus. No entanto, devemos lembrar que esses livros tendem a contar as mesmas histórias, porém de maneiras diferentes. Assim, é possível interpretar contextos iguais por diferentes ângulos.

Depois que acabar de lê-los, vá para o Novo Testamento, especificamente para o livro dos evangelhos. E por fim, termine os livros restantes do Novo Testamento, que vai de Romanos até o livro Apocalipse.

 

Conclusão

 

Sem dúvidas, a bíblia é um livro de suma importância na vida do cristão, uma vez que ela não apenas conta a história do mundo e de Cristo, mas como também nos fornece ensinamentos e insights para termos uma vida melhor, tanto pessoal quanto espiritualmente. Portanto, siga as dicas citadas acima para uma excelente leitura bíblica.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o mundo cristão? Acesse o nosso blog e confira outros temas exclusivos. Aproveite e baixe gratuitamente nosso app, disponível na Play Store.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!